quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Descoberta das ondas gravitacionais

Descoberta das ondas gravitacionais

Uma das maiores descobertas da ciência moderna

Por: Gabriel Uri Brito Davansso

Cientistas confirmaram há pouco tempo a existência de ondas gravitacionais. Uma das maiores descobertas da década. Há 100 anos atrás Albert Einstein previu a existência de ondas gravitacionais com sua Teoria da Relatividade Geral.  
 O que são?  
Até agora, aprendemos sobre o universo usando, principalmente, luz e outras ondas eletromagnéticas do espaço, mas ondas gravitacionais são ondulações do próprio espaço-tempo (onde "espaço-tempo" inclui o tempo e as 3 outras dimensões que estamos acostumados a ver). Como é muito difícil visualizar uma quarta dimensão, podemos usar uma superfície flexível para um modelo simplificado em 3 dimensões, como no vídeo a seguir.
Einstein relatou em sua teoria que a gravidade é resultado de uma curvatura no espaço-tempo. Imagine o espaço e o tempo como uma coisa só e imagine-o como um tecido para, então, ver a explicação:

Descobertas pelos pesquisadores da Ligo (Laser Interferometer Gravitational-Wave Observatory), ondas gravitacionais são criadas por massas em movimento, assim como ondas eletromagnéticas são criadas por cargas em movimento. Mas como a gravidade é a mais fraca das quatro forças fundamentais (gravitacional, eletromagnética, nuclear fraca e forte), suas ondas são muito pequenas. Para os físicos, uma forte onda gravitacional produzirá deslocamentos na ordem de 10‾¹⁸ metros - 1000 vezes menor do que o diâmetro de um Próton. Por isso, precisamos procurar por ondas gravitacionais geradas por eventos muito massivos para conseguirmos notá-las, eventos como o Big Bang, colisão de estrelas e colisão de buracos negros, que são raros.
   A animação acima representa a colisão de buracos negros(com seus poços gravitacionais) e abaixo uma representação estática. Essa colisão gera ondas gravitacionais.
Imagem: NASA

A descoberta trouxe uma nova luz à ciência moderna e uma nova maneira de olhar para o Cosmos. Nós começamos usando a luz para observar o universo, depois começamos a usar os Raios-X, Raios Gama, Ondas de Rádio e outras ondas eletromagnéticas. Agora poderemos usar as ondas gravitacionais, ou seja, muito provavelmente estamos entrando em uma época que haverá várias descobertas científicas. Sinta-se com sorte.
Fontes: http://www.ligo.org/science/GW-GW2.php
           http://www.sciencemag.org/news/2016/02/gravitational-waves-einstein-s-ripples-spacetime-spotted-first-time 






For physicists, a strong gravitational wave will produce displacements on the order of 10-18 meters - this is 1000 times smaller than the diameter of a proton. - See more at: http://www.ligo.org/science/GW-GW2.php#sthash.gz9izpC9.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário